
NestLink
"Criação de uma Ferramenta Digital personalizável que reúne vários links em uma única página”
Visão geral
Objetivos
Quem vai usar o Nestlink?
O público-alvo do Nestlink pode ser composto por diversas categorias de usuários, incluindo:
- Profissionais de Marketing Digital: Para simplificar o gerenciamento de links e otimizar campanhas de marketing online.
- Criadores de Conteúdo: Como blogueiros, YouTubers e influenciadores, que desejam compartilhar várias fontes de conteúdo.
- Empreendedores e E-commerce: Para promover produtos e ofertas, permitindo a organização de links para diferentes produtos.
- Artistas e Músicos: Para divulgar seu trabalho, redes sociais, eventos e produtos associados.
- Profissionais Autônomos: Como freelancers, coaches e consultores, que desejam compartilhar seus serviços e portfólio.
- Pequenas Empresas: Para gerenciar vários links de contato, catálogos de produtos e informações de contato.
- Organizações sem fins lucrativos: Para direcionar doações, promover eventos e fornecer informações relevantes.
- Profissionais de Vendas: Para personalizar e organizar links relacionados a produtos e informações de contato.
- Qualquer pessoa que use redes sociais: Para simplificar o compartilhamento de vários recursos, como perfis de redes sociais, blogs, sites pessoais e muito mais.
O público-alvo do Nestlink é amplo, pois atende a qualquer pessoa que queira simplificar o compartilhamento de links em redes sociais e outras plataformas, independentemente de sua finalidade específica. A ferramenta é flexível o suficiente para atender às necessidades de diversos usuários que desejam otimizar a gestão de links e direcionar seu público de maneira mais eficaz.
Processo

Research
Proto-persona
Com base nas pesquisas, foi possível criar uma “proto-persona”, que ajuda a compreender as características e principais dores do público-alvo.

Storytelling

Brainstorming
Isso levou a uma sessão de brainstorming, na qual foi possível gerar muitas ideias e pensamentos criativos.

Priorização dos insights: Matriz 2x2
Para escolher as melhores ideias para criar o produto, eu usei uma simples matriz 2×2 com post-its coloridos.
As ideias importantes e fáceis de fazer foram colocadas em post-its verdes.
As ideias que exigem muito trabalho e não são tão importantes ficaram nos post-its laranja.
As ideias que são boas, mas podem esperar um pouco, foram nos post-its amarelos, para serem feitas depois das coisas importantes.
Isso ajuda a organizar e priorizar o que realmente é necessário para a ferramenta.

Jornada do usuário

Wireframe
De acordo com as informações, foi viável criar alguns rabiscoframes no papel para ter uma ideia das funcionalidades e disposições dos elementos.
Em seguida, criei os wireframes de baixa fidelidade, que oferece uma representação da estrutura da aplicação.
Styleguide
Após a conclusão do wireframe de baixa fidelidade, foi criado um guia de estilo que inclui fontes, tamanhos, cores, botões, ícones e espaçamentos para o design da ferramenta.
Todo esse trabalho foi realizado no Figma para iniciar a construção das interfaces com o protótipo do MVP de alta fidelidade.
Protótipo de alta fidelidade
- Home do Usuário
- Personalização da Home do Usuário
- Listagem de Links
- Criação e Edição de Links
- Remoção de Link
A solução foi criada com todos os requisitos obrigatórios e mais alguns recursos interessantes:
- Suporte aos idiomas inglês e português
- Visualização dos links em tempo real na tela
- 3 estilos diferentes de aparência
- Opção de adicionar carrossel de imagens
- Opção de adicionar títulos e preços quando usar imagens
- Encurtamento de links diretamente na ferramenta
- Ícones para redes sociais
- Um recurso chamado: “Mantenha-me conectado”
- A opção de fazer login com sua conta existente
Pontos positivos:
Visibilidade da tela de links em tempo real
Login apenas uma vez
Métricas de sucesso
Para avaliar o desempenho e o progresso do nestlink no mercado estabeleci alguns indicadores:
- Validar a solução com testes de usabilidade;
- Monitorar o número de usuários que criaram uma conta;
- Quantidade de usuários que continuam usando e fornecem feedback;
- Usar mapas de calor para analisar padrões de comportamento do usuário;
- Acompanhar métricas de taxa de entrada e saída de usuários e tempo de navegação.
Esses indicadores ajudarão a ter uma boa visão do desempenho e da aceitação do Nestlink no mercado, permitindo ajustes e melhorias conforme necessário.
Desafios
O maior desafio que enfrentei e que pode influenciar o sucesso da ferramenta, é a concorrência.
Existem muitos websites e aplicativos de gerenciamento de links, porém foi possível destacar o Nestlink com características únicas e fortes, que podem atrair os usuários e incentivá-los a escolher a plataforma.
Conclusão e aprendizados
Esse foi o meu primeiro estudo de caso, então aproveitei a oportunidade para aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do meu curso. Como alguém que fez uma transição de carreira, vindo da área da saúde, sempre tive em mente que a teoria é fundamental, mas a verdadeira aprendizagem e experiência vêm da prática.
Para iniciar esse projeto, estabeleci o meu objetivo, planejei e organizei as etapas, escolhendo os métodos e técnicas adequados para cada parte do processo.
Tive o desafio de criar um design de interface que atendesse efetivamente às necessidades dos usuários.
Sei que o projeto não está perfeito, mas essa experiência me permitiu aplicar de maneira significativa os conhecimentos adquiridos. Me sinto feliz e preparada para abraçar novos desafios.