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A psicodinâmica das cores

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“Psicodinâmica” é uma palavra formada pela combinação de “Psico” + “Dinâmica”, sendo que a palavra psico se refere à mente, espírito e alma, enquanto a palavra dinâmica se refere ao potencial interno que estimula a evolução de algo, ou seja, a psicodinâmica das cores explora a maneira como as cores podem afetar a nossa mente, de acordo com as emoções, comportamentos e percepções. 

No contexto do design, a Psicodinâmica das Cores explora como as cores influenciam nossas reações, transformando-se em estímulos percebidos pelo cérebro humano, portanto, cada projeto demanda uma pesquisa específica sobre o público que queremos alcançar, já que as cores podem ter interpretações distintas para diferentes culturas ou grupos de indivíduos.

As pessoas podem ter respostas distintas quando expostas à mesma cor, inclusive em relação a gostar ou não dela, pois reações individuais às cores variam e podem ser influenciadas por preferências pessoais, experiências passadas e crenças.

No mundo de UX Design as cores podem influenciar muito a experiência do usuário ao utilizar um site, aplicação ou outro serviço, portanto é preciso cuidado com a escolha da cor, pois se trata da identidade, expressividade, sentimento e consequentemente ao sucesso ou fracasso de um projeto.

Por ser de extrema importância entender melhor os efeitos que as cores podem causar nas pessoas, vamos falar um pouco sobre as principais cores e o que podem representar:

Vermelho

É uma cor intensa, chamativa, estimulante e motivadora.

O vermelho geralmente simboliza paixão, energia, excitação, força, ação e amor, mas também está associada a conceitos de alerta, perigo, agressividade e urgência, sendo uma cor intensa que pode despertar reações emocionais intensas nas pessoas.
Pode ser usada quando existe a necessidade de estimular algumas sensações e incentivar ações, por alterar positivamente os ânimos das pessoas, impulsionando a atenção aos elementos em destaque.
Empresas do setor alimentício usam o vermelho para estimular o consumo de seus produtos, pois a cor transmite sensação de fome, portanto é frequentemente utilizada por restaurantes e redes de fast food.
Se tratando de impulsionar ações, essa cor é frequentemente aplicada em interfaces digitais, especialmente em botões de chamada para ação.
Sua presença é estratégica para estimular compras, principalmente em consumidores impulsivos, sendo muito utilizada em promoções e ofertas em lojas de departamentos.

Algumas marcas famosas que utilizam o vermelho

Algumas marcas famosas que utilizam o laranja

Laranja

Combina a energia do vermelho com a alegria do amarelo.

Ela está ligada à felicidade, à luz do sol e aos climas tropicais, traz espontaneidade e uma visão positiva da vida, além de remeter a um lado aventureiro, confiante e de assunção de riscos.

O laranja simboliza entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento e estímulo.

É uma cor de alta visibilidade, mas menos agressiva que o vermelho, portanto é muito utilizada em botões para chamar atenção em interfaces digitais, além de ser conhecida como uma cor que estimula o apetite, sendo muito usada em restaurantes, apps de comida e também para promover promoções de produtos alimentares e brinquedos.

Amarelo O amarelo está associado com a luz do sol, representa alegria, otimismo, inovação e diversão.

É muito usada para advertir sobre algo em diversos propósitos, como sinalizações que alertam sobre riscos e perigos, em redes de alimentação em combinação com o vermelho para atrair e estimular o consumo, em publicidades e vitrines de lojas para anúncios de oferta.

O amarelo é conhecido por atrair o público infantil e dependendo dos tons de amarelo pode ter diversos significados, o tom dourado por exemplo se remete ao luxo, sucesso e poder, enquanto os tons pastéis dão sensação de aconchego e serenidade, tudo depende de onde empregar.

Em interfaces digitais também é muito utilizado em botões que necessitam chamar atenção.

Algumas marcas famosas que utilizam o amarelo

Algumas marcas famosas que utilizam o azul

Azul É a cor mais popular do mundo, muito utilizada quando se deseja transmitir confiança, segurança e credibilidade.

Por se remeter a elementos da natureza como o céu e o mar, transmite paz e tranquilidade, o que se associa muito em áreas relacionadas à saúde.

Os tons de azul ajudam a concentrar e ativar a mente, portanto é muito usado em escolas e escritórios, além de ser usado em meios profissionais através de uniformes e designers corporativos, para transmitir segurança, poder, formalidade e seriedade.

O azul tem muitos tons e consequentemente vários significados. 

O tom claro, por exemplo, é símbolo de serenidade, proteção e confiança, enquanto o tom marinho simboliza elegância, negócios e poder.

Verde O verde se associa à natureza e ao meio ambiente, é uma cor que simboliza vida e crescimento.

É uma cor confortável aos olhos, gera sensação de segurança e calma, muito utilizada no design e decoração de ambientes para proporcionar relaxamento.

Por ser uma cor versátil, pode ser aplicada com diferentes objetivos. 

Em websites têm sido muito utilizadas ao tratar de dinheiro e finanças pessoais, enquanto em questões de segurança é a cor do acesso livre, um sinal verde para prosseguir, um check de estar tudo certo.

Por ser uma cor que se remete ao ambiente, é muito utilizada em projetos que envolve a conservação do meio ambiente, ecologia e sustentabilidade, enquanto no ramo alimentício é muito utilizada no design de embalagens de legumes, óleos vegetais ou alimentos que necessitam de passar uma mensagem de associação de natureza nesses produtos.

Algumas marcas famosas que utilizam o verde

Algumas marcas famosas que utilizam o preto

Preto O preto pode ter diversos significados, se remete fortemente à sofisticação, luxo, poder e mistério.

Por ser uma cor da individualidade, pode representar para os jovens a cor da moda e de carros caros, enquanto também pode se associar de forma negativa como a cor do luto.

É  a cor escolhida em artigos e marcas de luxo e muito presente no universo do rock, ao se juntar ao branco reforça o conceito minimalista do design.

Também é muito  utilizada na tipografia para contrastar com um fundo claro e promover boa legibilidade.

Como podemos ver, as cores podem causar diversas reações, sentimentos e sensações, tanto positivas, quanto negativas, portanto é muito importante para o profissional de UX Design conhecer o público alvo de usuários, realizar muitas pesquisas e levar sempre em conta o contexto cultural.

A combinação de cores e a forma como são empregadas tem o poder de transformar completamente o cenário, ao serem usadas com sabedoria podem proporcionar resultados satisfatórios e influenciar fortemente nas decisões de compra dos clientes.

De uma forma mais geral, as cores quentes são mais chamativas, se remetem ao verão e trazem a sensação de energia, excitação, alerta e até estimulam o apetite, enquanto as cores frias são mais discretas, se remetem ao frio e podem  transmitir calma, paz ou tristeza, tudo depende da forma como serão empregadas, portanto precisam ser utilizadas de forma sábia, de acordo com os dados sobre o público alvo, nunca escolhidas baseadas nos gostos pessoais.

 

Espero que tenham gostado desse pequeno artigo, que foi escrito com muito carinho através de muita pesquisa e leitura, pois acredito que a troca de conhecimento e informações une e enriquece o meio de UX Design.

Acompanhe para mais conteúdos! 🙂

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Paulo Bramante

Parabéns pelo artigo

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